Para 2025, a previsão é que a primeira parcela do 13º salário dos aposentados do INSS seja paga em abril, e a segunda em maio, se houver antecipação. Caso contrário, os pagamentos ocorrerão nos meses tradicionais de agosto e novembro. Esses pagamentos são essenciais para o planejamento financeiro anual dos segurados, proporcionando um suporte financeiro adicional útil em diversas ocasiões ao longo do ano.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
O 13º salário é garantido para:
- Aposentados;
- Pensionistas por morte;
- Recebedores de auxílio-doença;
- Beneficiários de auxílio-acidente;
- Beneficiários de auxílio-reclusão.
Como são organizados os pagamentos do INSS?
Os pagamentos são planejados conforme o último dígito do número do benefício (NB) e o montante recebido pelo beneficiário. Aqueles que ganham até um salário mínimo são os primeiros a receber, geralmente antes dos que ganham mais.
Por exemplo, o calendário de pagamentos para fevereiro costuma começar no final desse mês para beneficiários com NB final 1 e continua até meados de março para aqueles com NB final 0. Para aqueles que recebem mais que um salário mínimo, os pagamentos também são escalonados nos primeiros dias de março.
O que esperar?
É vital que os beneficiários acompanhem as comunicações oficiais da Receita Federal e do INSS para as atualizações mais recentes sobre o calendário de pagamentos do 13º salário de 2025. A confirmação dessas datas é crucial para o planejamento pessoal e financeiro, especialmente para quem depende desses fundos para cobrir despesas regulares ou extraordinárias. Manter-se informado através dos canais oficiais pode garantir que você esteja preparado para quaisquer mudanças no calendário de pagamentos.